Exílio


Onde você está? 

A experiência de chegar ao fundo do poço, ou o terror de encontrar-se em um túnel sem saída, nos fazem acreditar que estamos em um lugar do qual o próprio Deus se abstém. Existem situações na vida que nos levam a perguntar: “Deus, você está aqui?”.

Em seu coração, você continua crendo que Deus existe, mas em sua mente, você se convence de que não, Ele não está aqui. Não pode estar. Vai ver, de fato, existem cantos desse mundo ou regiões da existência inalcançáveis à Sua luz. 

Você já se sentiu assim?

Encontramos nas histórias da Bíblia, muitas pessoas, de carne e osso que assim como você e eu, também se sentiram exiladas da presença de Deus. Pra falar a verdade, a Sagrada Escritura é, basicamente, recheada de histórias de pessoas que, por algum motivo, estavam fora de seu habitat natural. Já notou?

Davi era rei, mas passou boa parte da vida escondido em cavernas. Jonas, o profeta, acabou passando três dias na barriga de um peixe. Daniel era nobre, mas foi levado cativo para a Babilônia. Primeiro jogaram ele vivo em uma fornalha, depois em uma cova cheia de leões famintos. 

José tinha muitas regalias e era o queridinho do seu pai, mas seus irmãos lhe jogaram em um poço abandonado e depois lhe venderam como escravo. Depois ele melhorou de vida, mas foi caluniado e, por isso lhe jogaram injustamente na cadeia onde passou um bom tempo esquecido por pessoas que ele mesmo ajudou. 

Por fim, o que dizer de Jesus, o próprio filho de Deus, deixou seu lar junto ao Pai e de uma hora pra outra se viu em um jardim orando sozinho na escuridão da noite enquanto seus melhores amigos o haviam abandonado. 

Todas eles experimentaram o exílio. Todos eles tiveram motivos plausíveis para questionar: “Deus, você está aqui?”. Quando tudo ao redor nos parece estranho, quando sofremos uma injustiça após a outra, quando nos sentimos rejeitados e esquecidos, tudo nos leva a crer que estamos fora do alcance da presença de Deus.

Para nossa surpresa e admiração, descobrimos que, uma vez que pertençamos a Deus, Ele próprio nos coloca em tais circunstâncias. É o nosso Pastor que nos leva para o exílio Mas por que Ele faria isso? Por que Deus nos leva a lugares aonde tudo ao redor nos leva a crer que Ele não está presente? 

É porque Ele deseja que tenhamos o conhecimento de que Ele continua sendo Deus a despeito das circunstâncias. Deus nos ensina que Ele é o mesmo, independentemente de onde nós estivermos. Seu poder não se limita às nossas fronteiras, sua presença não está retida aos muros das nossas casas ou igrejas. Ele é Deus em todo e qualquer lugar e circunstância.

Por sermos pequenos, costumamos limitar a presença de Deus à nossa zona de conforto. Sei que Deus está aqui na minha cidade, na minha igreja, na minha família, no meu casamento, no meu lar. Mas quando nos encontramos em contextos completamente estranhos, inéditos, adversos e desconhecidos, tendemos a imaginar que Deus não está ali conosco.

Todavia, devemos aprender com Daniel que, mesmo exilado, sabia que o Deus de Israel, na verdade era o Deus que reinava sobre a Babilônia e todo o restante do mundo. Daniel sabia que o poder de Deus não estava limitado geograficamente à sua terra natal e, por isso, assim como ele foi fiel a Deus, também desfrutou da fidelidade do Altíssimo, mesmo distante de casa.

O mesmo Davi que vivia em constante fuga, descobriu, para refrigério de sua alma, que não havia lugar no qual ele pudesse se esconder da face de Deus. Veja o que ele escreveu no Salmo 139:

Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa" 

(Salmos 139.7-12)

Havia um propósito para Jonas em Nínive, mas também havia um propósito para ele na barriga daquele peixe: descobrir que Deus não nos atende apenas quando oramos no templo. Apesar de estar em um lugar terrível, escuro, claustrofóbico e desesperador, Jonas orou a Deus e Deus ouviu a sua oração.

O mesmo José que foi vendido como escravo se tornou governador da terra que o escravizou. Ele se casou e teve dois filhos, um deles se chamava Efraim “porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição” (Gênesis 41.52). Deus levou José para o Egito a fim de lhe mostrar que o Seu poder, bondade e fidelidade extrapolavam o território da casa de Jacó, seu pai. José passou, portanto, a depender de Deus e não do favoritismo do seu pai.

Jesus Cristo, o Justo, deixou a sua glória e foi rejeitado por todos, e até na hora de sua morte Ele se sentiu abandonado pelo próprio Pai. Mas ao terceiro dia, ressurgiu do túmulo. Ele “humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome” (Filipenses 2.8-9).

Deus leva seus filhos a lugares inóspitos para lhes mostrar que Ele é a própria vida. Deus leva seus filhos a lugares escuros para lhes mostrar que Ele é a Luz. Deus leva seus filhos a lugares desertos para lhes mostrar que Ele é a água viva. Mais do que nos lembrar de que Ele é de fato onipresente, Deus quer nos fazer saber que Ele está conosco, independentemente de onde estejamos. 

Deus está treinando em você um coração peregrino. Quer que vivamos uma vida estrangeira. Quer que orientemos nossa vida segundo o princípio de que pertencemos a Ele e não aos lugares nos quais estamos. Ele é o nosso lar e por isso não permitirá que nos convençamos de que pertençamos a este mundo.

E você...onde você está? Você está se sentindo exilado da presença de Deus? Sente que Ele não está perto de você? Onde você está? Em uma caverna. No escuro do seu quarto? Não importa. Ainda que você esteja se sentindo sozinho, esquecido, ainda que você esteja fugindo; por mais que seja escura a noite na qual você está, à semelhança de Jacó, que você possa acordar surpreso e dizer: “Na verdade o SENHOR está neste lugar e eu não sabia!”.

Eu estou contigo e te guardarei em todo lugar aonde fores, e te reconduzirei a esta terra, porque não te deixarei enquanto não cumprir Eu tudo o que te prometi!” Jacó acordou de seu sono e disse: “Na verdade o SENHOR está neste lugar e eu não sabia!” 

(Gênesis 28.15-16).


Gostou da leitura? Compartilha ela com alguém que você se importa.

 Quer receber os futuros posts em primeira mão, gratuita e diretamente no seu e-mail? Basta clicar na raposa.

Comentários

  1. Maravilhoso o texto. A sensação de Deus "nao" está perto é uma realidade que a maioria dos que verdadeiramente andam ou andaram com Deus, já vivenciou tal situação no coração seu "peregrino".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Minha foto
Neemyas Dos Santos
Um pecador salvo pela graça de Deus, marido da Lívia, uma mulher cuja alma é semelhante a um carvalho. Psicólogo e Mestre em Psicologia. Atua como Psicólogo Clínico da Universidade Federal do Maranhão.