Ajuda


Conheci um homem que tinha contra si mesmo a acusação de sempre começar as coisas sem nunca as terminar. Por efeito de curiosidade ele me contou sua teoria para a própria inconstância:

"Ele sempre estava atrás de mim. Quando eu começava a escrever, ele via meus erros e tomava o lápis da minha mão. Assim, meu amigo, eram todas as tardes enquanto eu fazia meu dever de casa. Meu pai não era um homem de paciência, por assim dizer. Ele se antecipava e fazia por mim. Ainda hoje, quando me sento à mesa para escrever algo, sinto que há alguém atrás de mim prestes a tomar o lápis da minha mão."

Às vezes, a pior forma de ajudar alguém é poupando-lhe de seus problemas. Diante das dificuldades e conflitos de pessoas que amamos, podemos nos sentir tentados a nos oferecer como anteparo entre elas e os seus problemas, mas isso é ajudar? Estou certo de que tal ímpeto ultrapassa a ideia de ajuda e alcança a presunção de salvar.

Devido a nossa noção corrompida de salvação, entendemos que tal tarefa pode ser efetuada pela mera transformação das circunstâncias. Presumimos que o ajuste das condições é suficiente e, geralmente tentamos ajudar as pessoas, simplesmente tirando-as das suas circunstâncias.

Esquecemo-nos, no entanto, que, em última instância, o que realmente precisa ser salvo, o indivíduo carrega consigo, do lado de dentro. É assim que a pessoa resgatada de uma circunstância, pode cair em outra, pelos mesmos motivos. Quando o homem se ocupa de salvar, ele se torna inapto a ajudar.

Foi Maria Montessori quem certa vez disse que "qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo para o desenvolvimento". Sei disso pela maneira como Deus me trata. Quem me salvou é o mesmo que me ajuda.

Meu Deus não me poupa dos meus problemas, Ele me ensina a resolvê-los. Meu Deus não tem pressa comigo, tudo que Ele faz em mim tem tempo e propósito determinado. Por causa disso, eu posso descansar. Nos desafios da vida Ele não fica atrás de mim batendo os pés impaciente e pronto a tomar o lápis das minhas mãos. Ele espera. Por isso, eu também espero. Meu Deus se demora comigo, Ele se demora em mim. O que começou em mim, Ele também terminará.

Gostou da leitura? Compartilha ela com alguém que você se importa.

 Quer receber os futuros posts em primeira mão, gratuita e diretamente no seu e-mail? Basta clicar na raposa.

Comentários

Minha foto
Neemyas Dos Santos
Um pecador salvo pela graça de Deus, marido da Lívia, uma mulher cuja alma é semelhante a um carvalho. Psicólogo e Mestre em Psicologia. Atua como Psicólogo Clínico da Universidade Federal do Maranhão.