Andando em Círculos


Antes, eu não entendia por que na história do Êxodo, Deus havia tirado o povo hebreu da escravidão para, logo em seguida, humilhar aquela pobre gente no deserto.

Era custoso para mim, um homem moderno, compreender que, com frequência, Deus, o Deus da Bíblia, trata o sofrimento com disciplina.

Correndo os olhos pelas páginas do antigo testamento, me assustava saber que o Deus de Israel fez seu próprio povo ficar tonto de tanto andar em círculos por quarenta anos.

Eu fui habituado a crer que a aflição do espírito dispensa a correção a fim de que a dor seja acolhida. Minha geração nutre um pseudo-senso de justiça cujas soluções romantizam a alma sofrida.

Todavia, se por antônimo do orgulho tem-se a humildade, então não há um humilde, nem um sequer. Pois a humildade não é um mero traço de personalidade, é uma condição do caráter.

Ninguém nasce humilde. Se sou humilde, nunca sou por livre e espontânea vontade. Naturalmente, o tronco do meu ser é torto de vaidade. Tal como uma árvore errante, minha vida só cresce na direção certa quando atada à estaca Justa.

Humildade é um bem que se adquire sendo humilhado, pois o coração humano não se curva a não ser que seja envergado.

Hoje eu sei que o pecado escraviza, mas a escravidão não torna as pessoas mais humildes, pelo contrário, endurece a cerviz do coração. Por essa razão, para Deus não há cura sem confronto, não há consolo sem admoestação.

Às vezes imagino o que teria acontecido a Israel caso saísse do Egito num dia e chegasse a Canaã no outro. Provavelmente teriam se auto-destruído.

Tal como Israel, por vezes confundimos liberdade com independência e, por isso, nutrimos a expectativa de sermos livres, sem Deus. Eis a diferença entre o evangelho e a mera emancipação. A auto-destruição é a primeira providência de quem se "livra" de Deus.

Ainda assim, não existe algo mais humilhante para o homem moderno do que depender de Deus.

Porém Cristo nos chamou para a liberdade, não para a independência. Humilhar-se é, portanto, sujeitar-se a Deus. Cotidianamente.

Existe um valor eterno na repetição, é o que acontece quando Deus nos faz andar em círculos. O barro é melhor moldado enquanto roda nas mãos do Oleiro.

Comentários

Minha foto
Neemyas Dos Santos
Um pecador salvo pela graça de Deus, marido da Lívia, uma mulher cuja alma é semelhante a um carvalho. Psicólogo e Mestre em Psicologia. Atua como Psicólogo Clínico da Universidade Federal do Maranhão.