Depressão é sinal de fraqueza?


O tolo, em seu juizo, acusa o depressivo de ser fraco. Sua arrogância lhe faz crer que a saúde é um estado que se conquista às custas da força. Que resposta lhe daremos?

Alguém nos ensinou ou nós aprendemos, que, na verdade, a "depressão não é sinal de fraqueza, mas de luta". Mas isso não nos ajuda em coisa alguma. Pelo contrário, tal ideia, tão comum a tanta gente, é um tipo de bóia que afunda.

O certo mesmo é a gente perguntar, ao tolo e a nós mesmos: "o que é fraqueza?"

Esse é um questionamento oportuno, pois ele nos ajuda a lembrar quem somos e do que somos feitos. Nós somos pó, por isso frágeis por natureza.

Na verdade, além de frágeis, nós também fomos manchados por uma falibilidade. Ou seja, a gente erra ou fracassa, não por acidente, mas porque, aparentemente essa é a nossa tendência. Já percebeu?

Pois bem, se é assim, então a fragilidade humana não deveria nos surpreender. Mas se surpreende e, se até ofende, então precisamos questionar que tipo de auto-imagem ilusória nós nutrimos a nosso respeito.

Talvez assim a gente descubra que esse é o motivo pelo qual o diagnóstico do tolo nos ofende: porque lá no fundo, a gente comungue com o pensamento dele quando não queremos ser vistos como fracos porque adoecemos.

Se até Deus se lembra que somos pó, por que eu ou você ignoraríamos nossa própria condição? Lembrar do que somos "feitos" deveria nos confortar se consideramos Quem nos fez e Quem nos refaz.

Se alguém disser que você está doente porque é fraco, responda concordando: "é isso mesmo! Você acertou em cheio!" E continue se cuidando, se tratando e lutando como convém, isto é, sem negar a própria fraqueza (nem fazer dela o centro da sua existência).

Obs.: embora a gente fale "a" depressão, não existe só um tipo disso. Tem depressão pós-parto, sazonal, transtorno depressivo persistente (distimia) etc. As pessoas deprimem por vários motivos, inclusive devido a fraquezas, vulnerabilidades psicológicas e fatores de risco de ordem genética, fisiológica ou histórico de vida. Se você acredita que não deprime porque é forte, cuidado! Esse é o pior tipo de fraqueza.

Comentários

Minha foto
Neemyas Dos Santos
Um pecador salvo pela graça de Deus, marido da Lívia, uma mulher cuja alma é semelhante a um carvalho. Psicólogo e Mestre em Psicologia. Atua como Psicólogo Clínico da Universidade Federal do Maranhão.