Sobremesa


Meu avô me ensinou, quando ainda bem pequeno, que após as refeições, nós devemos “descansar a comida”. Era exatamente isso que eu estava fazendo naquela tarde após o almoço, quando a minha esposa se aproximou e pediu que eu estendesse a mão. Era uma singela sobremesa. Ela disse: “toma, come”, e eu comi.

Comi e tive um Déjà Vu. Se a gente pensar bem, tudo deu errado no dia em que Eva colocou algo na mão de Adão e, ele, conscientemente comeu. Foi minha esposa quem me chamou a atenção para o fato de que o pecado entrou no mundo através da comida.

Quanto a mim, eu também não perguntei a ela o “quê”, “por quê” ou “de onde” havia trazido aquela sobremesa. Eu apenas comi. Minha própria atitude irrefletida me surpreendeu. Comi sem perguntar se me faria mal ou bem. Por que fiz isso? Porque confio nela. Confiar é colocar certo nível de fé em algo ou alguém. Adão, porém, não confiou em Eva, ele foi seu cúmplice. Ele confiou nas palavras da serpente.

Nossos pais nos ensinavam desde cedo a não aceitar comida de estranhos. Quando era pequeno e alguém me oferecia um doce ou coisa parecida, eu olhava primeiro para os meus pais e esperava deles a permissão para comer ou não. Parecia bom, mas eu não sabia se me faria bem. Minha confiança estava neles. Eis a questão: Comer é um ato de fé.

Não entendo de nutrição. Estou falando da fome da alma. Nem tudo que é saboroso, alimenta a alma. Você pode comprar, dizer, dar ou fazer coisas que alegram o coração da sua esposa, marido ou filhos, mas isso está lhes nutrindo a alma? O amor não se limita ao que é bom, mas vai além, naquilo que faz bem. Por isso, o amor é descrito na Bíblia como benigno.

Quer receber meus futuros posts direto no seu e-mail? Basta clicar na raposa.

E então...O que você põe na sua mesa é benigno para sua família? Ou você está servindo uma comida de boa aparência, mas que na verdade é um fruto proibido cujas falsas promessas não trarão vida, mas morte? O que você tem para o jantar?

Pra quem tiver curiosidade, esse é o perfil da minha esposa: @livianutrifisio a melhor professora pra quem está tentando aprender a se alimentar de verdade. Digo por experiência própria.

*Photography by Katie Dervin

Comentários

Minha foto
Neemyas Dos Santos
Um pecador salvo pela graça de Deus, marido da Lívia, uma mulher cuja alma é semelhante a um carvalho. Psicólogo e Mestre em Psicologia. Atua como Psicólogo Clínico da Universidade Federal do Maranhão.